Como preservar nossa saúde mental em tempos de Coronavírus?

Algumas boas práticas podem ajudar a ultrapassarmos a pandemia com a saúde mental “em dia”.


Atualmente estamos vivendo um período marcado por uma pandemia não só de Coronavírus, mas também de notícias e informações. O medo e as preocupações ganham força na rotina das pessoas, e isso traz para nós a seguinte pergunta: O que fazer para preservar nossa saúde mental em tempos de Coronavírus? Nesse contexto, o Grupo Alma traz um conjunto de boas práticas que podem nos ajudar a atravessarmos a pandemia, de maneira mais leve e equilibrada:

1 – Selecione e filtre as informações que chegam até a você.

Procure olhar de forma crítica todas as informações que chegam até você, procurando refletir se o conteúdo é realmente agregador. Opte por assuntos que edificam e que te leve para pensamentos e vibrações positivas. Tome cuidado com o excesso e selecione bem as informações.

2 – Adquira o hábito de meditar.

Está comprovado que a meditação contribui com a saúde do nosso corpo e da nossa mente, reduzindo níveis de ansiedade e estresse, melhorando o nosso sistema imunológico. A prática da meditação permite concentrarmos no aqui e agora, e a respiração funciona como uma âncora para o momento presente. Se você for iniciante, para facilitar o processo de aprendizagem, comece com apenas 2 minutos e aumente o tempo gradativamente. Acalmar a mente nesse momento delicado é muito importante.

3 – Tente tirar algum aprendizado desta situação.

Todos os obstáculos que nos aparecem vêm acompanhados de algum aprendizado. Portanto, tente perceber algum ensinamento trazido pela pandemia. Pratique a resiliência e veja tudo isso de uma maneira mais pedagógica e menos negativa possível. Fazendo isso, conseguiremos germinar árvores que produzirão ótimos frutos no futuro.

4 – Não fique parado e exercite-se em casa.

É esperado que confinamento gere uma grande tendência ao sedentarismo. No entanto, corpo e mente formam um só sistema e quando estamos cuidamos da nossa saúde física, também cuidamos da nossa saúde mental. Sendo assim, reserve um pouquinho do seu tempo aos exercícios físicos em casa. Uma dica: nas redes sociais encontramos vários profissionais que publicam treinos rápidos e fáceis de se executar dentro de casa, diariamente.

6 – Ler também é uma excelente escolha.

Aproveite esse período para adquirir o hábito de leitura. Ler estimula a criatividade, potencializa o funcionamento do cérebro e melhora o vocabulário. Pegue aquele livro que você ainda não finalizou e boa leitura.

7 – Desconecte-se do celular e conecte-se com quem está perto de você.

O confinamento é uma grande oportunidade para estreitarmos os laços com os nossos familiares ou com aqueles que moram com a gente. Conecte-se com eles, converse, escute e exercite a compaixão.

8 – Invista um pouco do seu tempo no autoconhecimento.

Tudo que temos vem de dentro: nossos pensamentos, medos, emoções, crenças e valores. Contudo, a nossa sociedade tem direcionado sua atenção cada vez mais para o externo e esquecendo do interno. Nessa perspectiva, reconhecermos a importância do autoconhecimento e do aprofundamento interior se faz necessário para adquirirmos a consciência de quem somos e da realidade que existe dentro de nós. Segundo Freud, o pai da psicanálise, todo ser humano precisa descobrir de qual maneira ele pode ser saudável. Nessa perspectiva, autoconhecimento entra como uma grande contribuição nesse profundo processo. Lembre-se que a tomada de consciência é o primeiro passo para as mudanças acontecerem, portanto, procure se autoconhecer e desenvolva sua inteligência emocional.

Essas dicas ajudarão você a seguir uma quarentena mais equilibrada e próxima da sua Essência. Caso precise de alguma ajuda, nós estaremos sempre disponíveis para ajudar você. Se cuide!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *